WORLD HEALTH ORGANIZATION FOUNDATION
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE USA
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA BIOMOLECULAR
AMERICAN FEDERAL COUNCIL OF MEDICINE
FUNDAÇÃO AMERICANA DE MEDICINA GENÉTICA E GENÓMICA
Psicanálise
O CNMP em parceria com a Falculdade Einstein, e´ uma organização de neurociências, criada para que a pesquisa e as condições de treinamento interajam com cientistas e programas de pesquisa. Esses programas interativos favorecem análises construtivas dos aspectos e complexos da Neurociências. Nossas pesquisas incluem programas em Neurociência celular, desenvolvimento visual, auditivo e transdução sensorial e de transformação e mecanismos de controle neuromuscular .
Outros programas de pesquisa, focam no controle neural e neuroendócrino do comportamento e a neurobiologia molecular, biofísica e de membrana, neurociência computacional e mecanismos proprioceptivos em seres humanos. A faculdade oferece uma longa tradição de apoio interdisciplinar com esforços científicos e de grupos de pesquisa fortes em áreas afins, tais como a biologia molecular e biologia celular. Estudantes de pós-graduação tomam vários cursos básicos de neurociência e praticam em três laboratórios antes de decidir sobre uma área para pesquisa de dissertação. Um grupo de tamanho moderado de estudantes de graduação e pós-doutorados, altamente selecionado é mantido no Instituto. Subsídio de pesquiza está disponível para estudantes de graduação e mulheres e indivíduos de grupos sub-representados são especialmente encorajados a aplicar.
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE (PGPSA) é uma instância acadêmica do Departamento de Psicologia e comporta os cursos de Lato Sensu, Mestrado e Doutorado em Psicanálise (pós-graduação stricto sensu), com área de concentração em Pesquisa e Clínica em Psicanálise, e um Curso de Especialização, o CEPSAM – Curso de Especialização em Psicanálise e Saúde Mental.
Nossa proposta de programa baseia-se na concepção segundo a qual, em Psicanálise, em função de princípios metodológicos específicos – introduzidos pela obra de Sigmund Freud e sustentados pelo ensino de Jacques Lacan -, a clínica não se constitui como lugar de aplicação do saber teórico, mas como lugar de sua produção. Dentre as inúmeras consequências que decorrem dessa concepção, destacamos aquela que concerne à atividade de pesquisa em sua relação com a clínica. Sendo esta o lugar, por excelência, de produção do saber psicanalítico, a dimensão da pesquisa articula-se com ela por uma determinação da própria metodologia da Psicanálise.
Ao optarmos por ressaltar esta articulação na fundação de nosso programa, nomeando sua área de concentração como Pesquisa e Clínica em Psicanálise, decidimos por consentir no movimento da própria estrutura do saber psicanalítico e esta é uma das razões pelas quais o programa encontrou um lugar proeminente entre aqueles que compõem o quadro acadêmico-institucional da Pós-Graduação em Psicanálise no Brasil, firmando-se cada vez mais como uma referência na comunidade.
O Programa vem cumprindo suas metas, ao associar a prática da pesquisa científica a questões oriundas da prática clínica da psicanálise exercida não apenas em seu locus tradicional, o consultório particular, mas igualmente ali onde ela encontra enormes desafios – a instituição de saúde e de saúde mental, a instituição de reabilitação, a instituição penitenciária, entre muitos outros campos clínico-institucionais. A consolidação desse trabalho deu ensejo à sua ampliação e crescimento para o nível de Doutorado.
Nosso objetivo é formar Especialistas, Mestres e Doutores, pesquisadores, docentes e profissionais cujas atividades são desempenhadas, com muita frequência, no campo institucional e público de saúde. A Psicanálise tem uma fértil contribuição a dar a um elevado número de situações clínicas que se configuram como objeto de intervenção institucional na rede pública de equipamentos e serviços de saúde mental, tais como: neuroses, psicoses, psicoses infantis e autismo, quadros neurológicos diversos, deficiências inatas e adquiridas, toxicomanias e alcoolismo, distúrbios alimentares, delinquência e situações de risco social, entre outras, em ampla escala social de atendimento.
Os objetivos do PGPSA são a criação de condições acadêmicas para que o exercício da pesquisa avançada no campo da psicanálise encontre as vias de seu desenvolvimento, tomando os impasses e desafios que se colocam na prática clínica do psicanalista – seja em sua clínica privada, seja no campo social e institucional de atenção à doença mental – como fecundas questões e problemas a serem investigados, e fazendo avançar o saber, ao dar suporte à intervenção clínica e concreta do psicanalista a partir do saber produzido pela pesquisa.
Em seus objetivos, o Programa também inclui a produção e o desenvolvimento de pesquisas no campo estritamente teórico, metodológico e ético, tais como a análise e produção de conceitos, o exame de problemas da teoria, e, além disso, a elaboração e o aperfeiçoamento das conexões da psicanálise com outras disciplinas.
O objetivo de formar docentes de ensino superior atravessa, evidentemente, todas essas atividades de pesquisa, mas não constitui a meta exclusiva do Programa, na medida em que entendemos que o ensino superior não é uma atividade meramente profissionalizante ou técnica, exigindo a dimensão de aprofundamento reflexivo inerente à pesquisa como condição essencial e não contingente de seu desenvolvimento.
Uma palavra a respeito do lugar da Psicanálise na Universidade e sua relação com a Instituição Psicanalítica. Se verificamos, cada vez mais, que a relação entre Psicanálise e Universidade é fecunda, isso não significa de modo algum que esta possa substituir o lugar da instituição psicanalítica na formação de psicanalistas. À Universidade cabe a tarefa de transmitir o saber psicanalítico e estabelecer condições de pesquisa nesse campo, não substituindo a função da instituição psicanalítica, à qual cabe, com exclusividade, estabelecer as condições para o funcionamento de dispositivos capazes de elaborar as questões e problemas relativos à formação do psicanalista.
Linhas de Pesquisa
LINHA 01: TEORIA, MÉTODO E ÉTICA DA PSICANÁLISE APLICADA ÀS QUESTÕES DA CLÍNICA
COD
PROJ
PROJETO/TÍTULO
L1
P01
A CLÍNICA PSICANALÍTICA PARA ALÉM DAS NEUROSES DE TRANSFERÊNCIA
L1
P02
A ESCRITA EM PSICANÁLISE
L1
P03
A ESTRUTURA DA FORMAÇÃO PSICANALÍTICA
L1
P04
A ÉTICA DA PSICANÁLISE
L1
P05
A INTERPRETAÇÃO EM PSICANÁLISE
L1
P06
AS CONSEQÜÊNCIAS CLÍNICAS DA PLURALIZAÇÃO DOS NOMES-DO-PAI
L1
P07
CLÍNICA DO SUJEITO E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: NOVOS DISPOSITIVOS DE CUIDADO NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
L1
P08
DIREÇÃO E FINAL DA EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA E FORMAÇÃO DO PSICANALISTA EM ESCOLA
L1
P09
O CORPO-SINTOMA
L1
P10
O DISPOSITIVO PSICANALÍTICO AMPLIADO NA CLÍNICA INSTITUCIONAL DE SAÚDE MENTAL
L1
P11
OS QUATRO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE E A FANTASIA
L1
P12
PSICANÁLISE APLICADA AO CAMPO INSTITUCIONAL
L1
P13
PSICANÁLISE COM ADOLESCENTES
L1
P14
A VOZ COMO OBJETO A E O CORPO
L1
P15
PSICANÁLISE COM CRIANÇAS:TEORIA, MÉTODO E ÉTICA
L1
P16
PSICANÁLISE E FEMINILIDADE: QUESTÕES TEÓRICAS E CLÍNICAS NA ATUALIDADE
L1
P17
A PSICANÁLISE APLICADA AO CAMPO DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
L1
P18
CRIANÇA E ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE O DESAMPARO, A ANGÚSTIA E OS PROCESSOS IDENTIFICATÓRIOS
LINHA 02: PROBLEMAS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E CONEXÕES DA PSICANÁLISE
COD
PROJ
PROJETO/TÍTULO
L2
P01
A PSICANÁLISE, A CIÊNCIA E O SOCIAL
L2
P02
DA CLÍNICA DESCRITIVA À NOSOLOGIA: DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA NA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA E PSICANALÍTICA
L2
P03
INTERSEÇÕES E EXCLUSÕES: PSICANÁLISE, NEUROCIÊNCIAS E PSIQUIATRIA
L2
P04
O CASO CLÍNICO COMO UNIDADE DE ANÁLISE E DE CONFRONTO DOS PARADIGMAS DA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA E DA CLÍNICA AMPLIADA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA
L2
P05
PATERNIDADE E DELITO
L2
P06
PSICANÁLISE E ARTE
L2
P07
DESENVOLVIMENTO DA TEORIA PSICANALÍTICA
Especialização em Psicanálise e Saúde Mental
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
CRÉDITOS
CARGA HORÁRIA
TEORIA DA CLÍNICA PSICANALÍTICA
03
45
CLÍNICA PSICANALÍTICA NA INSTITUIÇÃO
03
45
PSICANÁLISE E ESTRUTURAS CLÍNICAS
03
45
DIREÇÃO ÉTICA DA EXPERIÊNCIA ANALÍTICA
03
45
PRÁTICA DE PESQUISA E CLÍNICA I
03
45
PRÁTICA DE PESQUISA E CLÍNICA II
03
45
MONOGRAFIA
03
45
QUESTÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA I
03
45
QUESTÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA II
03
45
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICANÁLISE
03
45
PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL
04
60
TOTAL:
34
510